Fimose
Home Informativo Cirurgia Pediátrica
Fimose

É a incapacidade de expor completamente a glande. Expor a glande significa, conseguir “descobrir”, a extremidade do pênis, espontaneamente ou manualmente, com o pênis flácido ou ereto. Motivos da incapacidade de expor a glande:


- Aderência da glande ao prepúcio


- Estreitamento do orifício prepucial.


Se formos em um berçário e examinarmos todos os meninos, 99% dos mesmos não vão ter sua glande exposta. Se reexaminarmos essas crianças com 3 anos, somente 10% ainda terão fimose, e se esperarmos, sem nenhum tratamento, até os 13 anos, somente 1% destas crianças terá fimose. Isso demonstra que a fimose possui resolução expontânea na maioria absoluta dos meninos. Então por regra, a única preocupação que devemos ter é higiene.


Alguns meninos apresentam complicações da fimose, como: balanopostite de repetição ( inflamação do prepúcio e glande, muitas vezes com secreção purulenta), infecção urinária de repetição, parafimose (um "estrangulamento" da glande causado pela retração forçada do anel prepucial), inflamação crônica do prepúcio ( BXO, balanite xerótica obliterante), obstrução  e queixas urinárias, etc. Nestes casos, obviamente, não devemos esperar tanto, e o Médico Pediatra da criança vai encaminhar para avaliação. Algumas vezes é possível realizar um tratamento com  massagem e pomadas com corticoesteróides. Outras vezes o tratamento será necessariamente cirúrgico, com ressecção deste anel de estreitamento do prepúcio, cirurgia chamada postectomia ou circuncisão.






COMPARTILHE:



Mais lidas
Hérnia Inguinal e Hidrocele
Hérnia inguinal na criança é a saída de uma víscera ( intestino, trompa, ovário,etc.), ou parte dela, da cavidade abdominal…
Fimose
É a incapacidade de expor completamente a glande. Expor a glande significa, conseguir “descobrir”, a extremidade do…
Testículo Não-Descido ou Criptorquidia
Alguns meninos nascem com um os dois testículo não-descidos, ou seja, fora da bolsa escrotal. Essa malformação também…